Litteratura

Página inicial > Estórias, contos e fábulas > David Loy – o tempo

World Is Made of Stories

David Loy – o tempo

quinta-feira 3 de julho de 2025

O tempo   é meramente uma grade neutra para a narrativa  , ou sua estrutura   dá significado ao que acontece? A estrutura temporal básica da modernidade   tem sido o progresso: o quanto estamos melhorando o mundo  . O futuro redimirá o passado, que é um   peso a ser   superado.

Sociedades pré-modernas geralmente idealizavam o passado, estando mais preocupadas com o quão longe caímos ou podemos cair. Quando a estória   é cosmologia, o tempo e o que acontece no tempo não são distinguidos. A Idade de Ouro não deve ser   construída, mas renovada pela repetição. O futuro não é promessa de novas possibilidades, mas um desafio desconfortável a ser incorporado ao padrão. Para os maias e astecas, o fim   dos tempos, que poderia ocorrer sem sacrifícios constantes para manter a divindade   solar em seu curso celestial, seria a maior catástrofe possível.

O que os homens acreditam ser verdade   é verdade em suas consequências. Alfred North Whitehead

A expectativa do retorno iminente de Cristo   transformou a forma   como os primeiros cristãos viviam. Dinheiro  , fama, poder – o que isso importa à luz   do apocalipse que está prestes a mudar tudo  ? Não há motivação para se proteger em um mundo prestes a acabar.

A segunda vinda de Cristo foi antecipada com ainda mais entusiasmo quando a Bíblia impressa ficou disponível na língua   vernácula, revelando a todos o nosso desfecho coletivo no Livro   final do Apocalipse. Nenhuma outra estória fez mais para criar o mundo moderno.

A Reforma não teria acontecido se pessoas comuns não tivessem se convencido de que eram atores em um drama   cósmico planejado por Deus  : que na Bíblia ele lhes havia deixado um registro de Seus planos e direções sobre como executá-los... Elas mudaram a forma como seu mundo funcionava porque estavam convencidas de que este mundo visível era a parte menos importante do plano divino. Diarmaid MacCulloch

O milenarismo é uma estória sobre a tensão entre nosso mundo caído e sua fonte   sagrada, que em breve será resolvida, quando o transcendente interceder para redimir este mundo. A preocupação moderna com o progresso exigiu apenas uma ligeira modificação: a Idade de Ouro não estaria fora da estória, mas dentro dela. Isso foi fornecido por Joaquim de Fiore (1135-1202), cuja interpretação   do Apocalipse se tornou “o sistema profético mais influente conhecido na Europa até o Marxismo  ” (David Noble). A Era do Espírito, que Joaquim esperava que ocorresse em breve, seria um paraíso   terrestre.

Nos tempos modernos, essa noção de avanço ao longo de uma linha do tempo ainda prevalece, exceto que a tecnologia substituiu a religião   como a força que impulsiona os eventos a sucederem-se; no entanto, a doutrina permanece teleológica. Damian Thompson


LOY, David. World Is Made of Stories. Somerville: Wisdom Publications, 2010