##### A Complexidade da Identidade Shakespeariana e a Fenomenologia da Religião
* A universalidade do nome de Shakespeare, presente nos lábios de todos, encobre paradoxalmente a obscuridade sobre quem ele precisamente foi, um gênio de múltiplas aptidões que, sem deixar memórias, legou uma obra completa abrangendo lírica, sonetos e poemas narrativos como *Vênus e Adônis* e *O Rapto de Lucrécia*, escritos quando a peste fechou os teatros londrinos. Como dramaturgo, sua capacidade estendia-se (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > religião
religião
Matérias
-
Huxley: Shakespeare e Religião
2 de setembro de 2024, por Murilo Cardoso de Castro -
Huxley: Símbolo e experiência imediata
23 de novembro, por Murilo Cardoso de CastroEste ensaio é o texto de uma palestra proferida por Huxley no Templo Vedanta em 1960.
Eu gostaria de iniciar esta palestra lendo duas ou três linhas do vigésimo primeiro capítulo do livro do Apocalipse. Este capítulo contém uma descrição da Nova Jerusalém e termina assim: "... e a rua da cidade era ouro puro, como vidro transparente. E não vi templo algum nela, pois o Senhor Deus Todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo." Da mesma forma, evidentemente, não havia templo nem religião, no (…) -
Huxley: Experiência Imediata e Religião Simbólica
23 de novembro, por Murilo Cardoso de Castro##### A Dicotomia entre a Experiência Imediata e a Religião Simbólica
* É imperativo considerar a relação existente entre as duas tipologias fundamentais de religião, nomeadamente a religião da experiência imediata e a religião primordialmente preocupada com símbolos, contexto no qual se encontram observações extremamente elucidativas do Abade John Chapman, um beneditino e um dos grandes diretores espirituais do século XX, cujas cartas espirituais revelam um homem de profunda experiência (…) -
Huxley: Religião como sistema simbólico
9 de novembro de 2008, por Murilo Cardoso de CastroTemos agora de prosseguir para considerar o problema da religião como o outro tipo de sistema simbólico, não como o sistema de mitos, mas como o sistema de conceitos, de credos, de dogmas, de crenças. Trata-se de um tipo de simbolismo profundamente distinto, e é aquele que, no Ocidente, foi muito mais importante. Os dois tipos de religião — a religião da experiência imediata, do conhecimento direto do Divino, e esse segundo tipo de religião simbólica — coexistiram, evidentemente, no (…)
-
Fernando Pessoa – Religião
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroChaque religion est un monde à part, mais plus particulièrement lorsqu’elle est essentiellement initiatique. C’est-à-dire qu’une religion composée de mystères, dans la connaissance desquels on s’élève par degrés, est une sorte de nouvelle région par laquelle l’âme se transforme.
C’est éminemment vrai de la FM (Franc-maçonnerie) qui est la seule religion moderne de type purement initiatique. Chez d’autres, les degrés sont des états d’émotion ; il y a des états de compréhension, et ils le (…)