Uma enorme diversidade de relatos ou contos se compuseram ao longo de gerações sucessivas, seja se referindo a episódios vividos ou imaginados, seja narrando sob a forma de mitos diferentes aspectos da profundeza do mundo visível, seja guardando em estórias mensagens de sabedoria para as próximas gerações. Assim também, cada indivíduo compartilhando deste acervo conta sua própria estória de vida, e nela se coloca como personagem principal, desempenhando os ditames que estabeleceu como seu (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > estória
estória
Matérias
-
Contos de Fadas
26 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Mullah Nassr Eddin
26 de junho, por Murilo Cardoso de CastroSegundo Jean-Louis Maunoury, «Sublimes paroles e idioties de Nasr Eddin Hodja», um texto muito antigo já outorga a Nasr Eddin Hodja o título de «idiota completo». Não se engane: esta qualificação não é uma censura mas um elogio. Ela não significa que Nasr Eddin seja completamente idiota, segundo a expressão usual, mas muito mais que ele é um «idiota realizado». Como outros alcançam à iluminação, ele teria alcançado o estado supremo — sublime — da idiotice.
Mas que espécie de idiotice? (…) -
Gilvan Fogel – estórias (Guimarães Rosa)
5 de julho, por Murilo Cardoso de Castro8. João Guimarães Rosa nos legou Sagarana, algo grande e à maneira de saga, isto é, grande e à maneira de lógos, a forma dizedora, mostradora – o sentido antecipador-instaurador. Este mesmo Rosa, para dizer história, no sentido grande e imediato de dar-se, acontecer, fala, em algum lugar, de acontecências. Grande, que se vem usando acima, não quer dizer de tamanho maior, nada enorme quantitativa e mensuravelmente, nada ‘grandão’ ou agigantado, mas, sim, [30] está apontando para a dimensão do (…)
-
Hermann Hesse – Ludwig Tieck
6 de julho, por Murilo Cardoso de CastroSe eu fosse astrólogo, a primeira coisa que faria para poder dizer algo sobre um escritor seria estudar seu horóscopo. E apostaria que o horóscopo de Ludwig Tieck é um desses vacilantes, duvidosos, imprecisos e que se neutralizam em si mesmos, um desses em que qualquer constelação boa corresponde a outra má, em que cada linha marcada está cruzada e corrigida por outra. Existem horóscopos assim e, deixando a astrologia de lado, existem também muitos caracteres e destinos assim, que parecem (…)