Página inicial > Crítica Literária > Thomas Vosteen – Daumal e a Patafísica
PATAPHYSICAL ESSAYS
Thomas Vosteen – Daumal e a Patafísica
terça-feira 1º de julho de 2025
Daumal Daumal René Daumal (1908-1944) cresceu no norte da França e cursou o ensino médio em Reims, onde fez amizades que se tornaram companheiros de jornada interessados em escrever e viver a poesia — especialmente a poesia na linhagem de Arthur Rimbaud Rimbaud Jean Nicolas Arthur Rimbaud (1854-1891) , outro adolescente cuja revolta contra os valores burgueses foi fundamental para revolucionar o tom das letras francesas. (De fato, Rimbaud Rimbaud Jean Nicolas Arthur Rimbaud (1854-1891) também era nativo da mesma região.) Mas o grupo de adolescentes, autodenominado “les Phrères Simplistes”, também exibia a influência da figura literária igualmente revolucionária de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) e sua noção de patafísica. (Essa influência é sinalizada em seu nome “Phrères” em vez de “Frères”, por exemplo, o que ecoava a grafia zombeteira de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) de palavras como “finances” como “phynances” — enraizando visualmente tais conceitos básicos em sua base “física” terrestre.) O grupo de “irmãos” permaneceu amigo e eventualmente fundou uma revista literária, Le Grand Jeu (O Grande Jogo), que rapidamente chamaria a atenção dos Surrealistas. As capas das três edições publicadas (bem como da quarta, que não chegou a ser impressa) exibiam a “gidouille”: um fundo espiralado emprestado da barriga do personagem principal epônimo de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) em Ubu Rei, exibido na vestimenta branca que cobria sua barriga redonda, e subsequentemente a insígnia da patafísica e do Colégio de Patafísica que se reuniu em anos posteriores. Os Phrères de inclinação metafísica se inspiraram abertamente em Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) ; mas a patafísica de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) estava longe de ser metafísica — e aí residiria a diferença.
Feitos e Opiniões do Doutor Faustroll, Patafísico, a principal exposição de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) sobre a patafísica, no entanto, falou muito a um grupo de jovens sensíveis e inteligentes que haviam vivido as absurdades da Grande Guerra e queriam encontrar uma saída para o impasse espiritual que ela havia criado. A definição expandida de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) pode ser tomada como o ponto de partida ideológico para sua abordagem da patafísica:
Patafísica .. é a ciência daquilo que é superinduzido à metafísica, quer dentro ou além das limitações desta, estendendo-se tão além da metafísica quanto esta se estende além da física. Ex: sendo um epifenômeno frequentemente acidental, a patafísica será, acima de tudo, a ciência do particular, apesar da opinião comum de que a única ciência é a do geral. A patafísica examinará as leis que governam as exceções, e explicará o universo suplementar a este; ou, menos ambiciosamente, descreverá um universo que pode ser — e talvez deveria ser — concebido no lugar do tradicional, já que as leis que se supõe terem sido descobertas no universo tradicional também são correlações de exceções ...
DEFINIÇÃO. Patafísica é a ciência das soluções imaginárias, que simbolicamente atribui as propriedades de objetos, descritos por sua virtualidade, aos seus lineamentos.
Não é difícil imaginar a interpretação metafísica que os Phrères foram capazes de dar às palavras de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) , particularmente na noção de um “universo suplementar a este”. Mas embora a busca de Daumal Daumal René Daumal (1908-1944) por um fundamento imutável do ser além da dicotomia vida e morte fosse manifestamente mística por natureza, seria injusto e totalmente falso caracterizá-lo como irracional. Para o epígrafe de seu ensaio “Patafísica e a Revelação do Riso”, Daumal Daumal René Daumal (1908-1944) utilizou a linha final de Faustroll de Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) : “La Pataphysique est la science ....” A frase completa que Jarry Jarry Alfred Jarry (1873-1907) havia deixado em aberto seria presumivelmente a já mencionada “Patafísica é a ciência das soluções imaginárias .,” mas por si só, “La Pataphysique est la science” facilmente se presta a “Patafísica é ciência”, ou, talvez, “Patafísica é a ciência.” De fato, o principal objetivo de Daumal Daumal René Daumal (1908-1944) era examinar o metafísico cientificamente através do que ele e seus colegas do Grand Jeu chamavam de “metafísica experimental.” Basta citar como atestado de suas inclinações seu emprego como revisor em meados da década de 1930 pela Encyclopédie Française, um projeto patrocinado pela Frente Popular de Léon Blum, não, como seria de esperar, de textos sobre literatura ou religião oriental, mas sobre as ciências exatas. Mesmo enquanto atacava e satirizava a dependência excessiva do Ocidente na ciência racional e empírica como meio de explicar tudo e, em última análise, manipular a realidade física, ele em nenhum momento mostrou sinais de desejar retornar a uma mentalidade paroquial pré-Iluminista de absolutos sociais, políticos e religiosos. O pré-racional, uma vez que o gênio do racionalismo sai da garrafa, só pode levar à distopia, como Voltaire Voltaire François-Marie Arouet (1694-1778) já demonstrava no século XVIII. Se a razão deve ser transcendida com segurança, deve ser na direção do pós- ou supra-racional.

DAUMAL, René. Pataphysical Essays. Tr. Thomas Vosteen. Cambridge: Wakefield Press, 2012