René Daumal começou a escrever A Grande Bebedeira em 1931. Originalmente, deveria ser apenas uma crônica humorística dos avatares do Grande Jogo e seus membros. Todos eram facilmente reconhecíveis e estavam lá. Na versão definitiva, alguns já não aparecem, como Rolland de Renéville, chamado "Renúncia", apelido que ele mesmo adotou, e sua famosa frase: "Metafísica, merda!", ou Roger Gilbert-Lecomte, "Ergéhel, pálido como os mortos", e "Ernestof", Adamov. Os amigos Joseph Sima e Arthur (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > patafísica
patafísica
Matérias
-
H. J. Maxwell – A respeito de "La Grande Beuverie" de Daumal
1º de julho, por Murilo Cardoso de Castro -
René Daumal – A patafísica dos fantasmas (Segunda Versão)
1º de julho, por Murilo Cardoso de Castro"O que é um buraco?", perguntava um palhaço ao seu comparsa na pista do Medrano. Tendo o deixado embaraçado, apressava-se a triunfar: "Um buraco", dizia, "é uma ausência rodeada de presença". Para mim, este é o exemplo da definição perfeita e a tomarei emprestada para precisar meu objeto. Um fantasma é, de fato, um buraco; mas um buraco ao qual se atribuem intenções, uma sensibilidade, costumes; um buraco, isto é, uma ausência – mas a ausência de alguém e não de algo – rodeado de presença – (…)
-
René Daumal – Patafísica
1º de julho, por Murilo Cardoso de CastroFalei sobre a Visão do Absurdo na descoberta de si mesmo. Mas ela deve iluminar todas as representações de sua cruel evidência, e se tornar assim um momento do conhecimento do mundo.
Dou de bom grado a este momento da ciência o nome de "Patafísica", porque me parece reconhecer a mesma atitude de pensamento no livro de Alfred Jarry Gestos e Opiniões do Dr. Faustroll, Patafísico. Alguns franceses riram ao ler esse livro. Mas bem raros os que entenderam a verdadeira natureza do humor de (…) -
Thomas Vosteen – Daumal e a Patafísica
1º de julho, por Murilo Cardoso de CastroDaumal cresceu no norte da França e cursou o ensino médio em Reims, onde fez amizades que se tornaram companheiros de jornada interessados em escrever e viver a poesia — especialmente a poesia na linhagem de Arthur Rimbaud, outro adolescente cuja revolta contra os valores burgueses foi fundamental para revolucionar o tom das letras francesas. (De fato, Rimbaud também era nativo da mesma região.) Mas o grupo de adolescentes, autodenominado “les Phrères Simplistes”, também exibia a influência (…)
-
Thomas Vosteen – Daumal e Alfred Jarry
1º de julho, por Murilo Cardoso de CastroEm um ensaio intitulado “Une expérience fondamentale” (Uma Experiência Fundamental), Daumal relata uma “experiência” na qual ele inalou, por volta dos dezesseis ou dezessete anos, tetracloreto de carbono a fim de observar — muito como um cientista poderia observar um experimento — sua consciência se aproximando do limiar da asfixia, da morte. As primeiras palavras do ensaio são “A experiência é impossível de relatar.” Após o evento, Daumal estava convencido de que um fundamento do ser e da (…)