Litteratura

Página inicial > Obras e crítica literárias > Clément Rosset – A essência da paixão

Le Régime des passions

Clément Rosset – A essência da paixão

Balzac - A Comédia Humana

sexta-feira 1º de agosto de 2025

A essência da paixão, ou da monomania, foi ilustrada de maneira incomparável por Balzac Balzac Honoré de Balzac (1799-1850) e em particular por um romance, A Busca do Absoluto, que, longe de ser a obra-prima de seu autor, é talvez a mais típica e característica. Pois sua trama, mais simples e despojada que na maioria das outras obras de Balzac Balzac Honoré de Balzac (1799-1850) , descreve de certa forma em estado puro o mecanismo de uma paixão e de uma cegueira que funcionam em vão e destroem tudo em seu caminho, como ocorre na maioria dos romances da Comédia Humana. Seu herói é um certo Balthazar Claës, aluno de Lavoisier nos diz Balzac Balzac Honoré de Balzac (1799-1850) , que dilapida toda sua fortuna para montar um laboratório dedicado à busca do "absoluto". É assim que Balthazar designa a quimera de uma unidade química de tudo que existe. Para alcançá-la, é preciso no entanto começar por decompor o nitrogênio, segundo o conselho de um oficial polonês louco que ele encontrou por acaso no passado. Balthazar se lança então imediatamente nessa tarefa única e não se preocupa mais com nada nem com ninguém, nem mesmo com sua mulher que acaba por morrer de privações e falta de cuidados:

"— Senhor, a senhora está morrendo e esperam o senhor para administrar os sacramentos, gritou ela [Martha] com a violência da indignação.

— Já desço, respondeu Balthazar.

Lemulquinier [assistente de Balthazar] veio um momento depois, dizendo que seu mestre o seguia. Madame Claës não cessou de olhar a porta da sala, mas seu marido só apareceu no momento em que a cerimônia terminava. O abade de Solis e as crianças rodeavam o leito da moribunda. Ao ver entrar seu marido, Josefina corou, e algumas lágrimas rolaram por sua face.

— Estavas sem dúvida decompondo o nitrogênio, disse-lhe ela com uma doçura de anjo que fez estremecer os presentes.

— Está feito, exclamou ele com ar alegre: O nitrogênio contém oxigênio e uma substância da natureza dos imponderáveis que provavelmente é o princípio do...

Elevaram-se murmúrios de horror que o interromperam e lhe devolveram a presença de espírito."

Uma vez Josefina enterrada, a busca do absoluto recomeça com mais força, sempre sem sucesso. Ela só será interrompida com a agonia e a morte do próprio Balthazar:

"De repente o moribundo se ergueu sobre os punhos, lançou sobre seus filhos aterrorizados um olhar que os atingiu a todos como um relâmpago, os cabelos que lhe guarneciam a nuca se moveram, suas rugas estremeceram, seu rosto se animou de um espírito de fogo, um sopro passou por essa face e a tornou sublime; ergueu uma mão crispada pela raiva, e gritou com voz estrondosa a famosa palavra de Arquimedes, EUREKA! (Achei!) Caiu de novo sobre o leito produzindo o som surdo de um corpo inerte, morreu soltando um gemido horrível, e seus olhos convulsos expressaram até o momento em que o médico os fechou o pesar de não poder legar à Ciência a palavra derradeira de um enigma cujo véu se rasgara tardiamente sob os dedos descarnados da Morte."

Essas são as últimas palavras do livro, irônicas e cruéis.


Ver online : Clément Rosset