Il existe de nombreuses Kabbales, et il est difficile de croire que nous ne puissions parvenir à l’union avec Dieu, quoi que cela puisse signifier, si nous ne connaissons pas l’alphabet hébreu.
Il y a des Erreurs de Chemin, des Erreurs d’Auberge et des Erreurs de Caverne. Ce sont des erreurs de chemin où le chemin lui-même est pris pour son but. Ce sont des erreurs de l’auberge où la moitié du chemin est prise pour tout le chemin. Ce sont des erreurs de la Grotte où la grotte, qui est à la (…)
Página inicial > Palavras-chave > Autores e Obras > Fernando Pessoa
Fernando Pessoa
Pessoa, Fernando (1888-1935)
Matérias
-
Fernando Pessoa: Há erros...
29 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Tabucchi (Pessoa) - Álvaro de Campos
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroQue horas são?, perguntou Pessoa.
É quase meia-noite, respondeu Álvaro de Campos, a melhor hora para te encontrar, é a hora dos fantasmas.
Por que vieste?, perguntou Pessoa.
Porque se tu vais embora temos algumas coisas a dizer, respondeu Álvaro de Campos, eu não te sobreviverei, partirei contigo, antes de mergulharmos na escuridão temos algumas coisas a dizer.
Pessoa ergueu-se sobre as almofadas, bebeu um gole de água e perguntou: o que fizeste?
Meu caro, respondeu Álvaro de (…) -
Pessoa (LD:118/326) – sonho a vida real
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroDe resto eu não sonho, eu não vivo. Sonho a vida real. Todas as naus são naus de sonho, logo que esteja em nós o poder de as sonhar. O que mata o sonhador é não viver quando sonha; o que fere o agente é não sonhar quando vive. Eu fundi numa cor una de felicidade a beleza do sonho e a realidade da vida. Por mais que possuamos um sonho nunca se possui um sonho tanto como se possui o lenço que se tem na algibeira, ou, se quisermos, como se possui a nossa própria carne. Por mais que se viva a (…)
-
Pessoa: Reflexões sobre moral e ética
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroExcertos do livro organizado por António Quadros, "A procura da verdade oculta". Fragmentos do acervo do autor, de diferentes datas, sobre o tema da moral.
O Problema do Mal
A ideia de que esta vida é injusta assenta na de que esta vida é toda a vida, e disto não há prova. Não há dúvida que existe o mal; o de que pode haver dúvida é de que o mal vença, ou de que o mal representa justiça. Qualquer mal que haja, ainda que dê em bem, é mal em si mesmo; não é, porém, necessariamente (…) -
Pessoa (LD:163) – A experiência direta...
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroA experiência direta é o subterfúgio, ou o esconderijo, daqueles que são desprovidos de imaginação. Lendo os riscos que correu o caçador de tigres tenho quanto de riscos valeu a pena ter, salvo o do mesmo risco, que tanto não valeu a pena ter, que passou.
Os homens de ação são os escravos involuntários dos homens de entendimento. As coisas não valem senão na interpretação delas. Uns, pois, criam coisas para que os outros, transmudando-as em significação, as tornem vidas. Narrar é criar, (…) -
Pessoa: Reflexões sobre o homem
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroExcertos do livro organizado por António Quadros, "A procura da verdade oculta". Textos filosóficos e esotéricos.
1. O homem é um animal irracional, exatamente como os outros. A única diferença é que os outros são animais irracionais simples, e o homem é um animal irracional complexo. É esta a conclusão a que nos leva a psicologia científica, no seu atual estado de desenvolvimento. O subconsciente, inconsciente, é que dirige e impera, no homem como no animal. A consciência, a razão, o (…) -
Pessoa (OC6) – O provincianismo português
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroExcerto de PESSOA, Fernando. Obras Completas (box completo - ebook)
Se, por um daqueles artifícios cômodos, pelos quais simplificamos a realidade com o fito de a compreender, quisermos resumir num síndroma o mal superior português, diremos que esse mal consiste no provincianismo. O fato é triste, mas não nos é peculiar. De igual doença enfermam muitos outros países, que se consideram civilizantes com orgulho e erro.
O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte (…) -
Pessoa: O comunismo, um dogmatismo sem sistema
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroExcertos do livro organizado por António Quadros, "A procura da verdade oculta". A Filosofia no Tempo.
Ao contrário do catolicismo, o comunismo não tem uma doutrina. Enganam-se os que supõem que ele a tem. O catolicismo é um sistema dogmático perfeitamente definido e compreensível, quer teologicamente, quer sociologicamente. O comunismo não é um sistema: é um dogmatismo sem sistema — o dogmatismo informe da brutalidade e da dissolução. Se o que há de lixo moral e mental em todos cérebros (…) -
Pessoa (LD:94/51) – Viver é ser outro
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroViver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir — é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida.
Apagar tudo do quadro de um dia para o outro, ser novo com cada nova madrugada, numa revirgindade perpétua da emoção — isto, e só isto, vale a pena ser ou ter, para ser ou ter o que imperfeitamente somos.
Esta madrugada é a primeira do mundo. Nunca esta cor rosa (…) -
Fernando Pessoa – Natal
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroUN Dieu naît. D’autres meurent. La vérité n’est ni venue ni partie : l’Erreur seule a changé. Nous avons maintenant une autre Éternité, et le meilleur des mondes est bien celui qui fut. Aveugle, la Science laboure une glèbe stérile. Folle, la Foi vit le songe de son culte. Un Dieu nouveau n’est rien qu’une parole. Ne cherche ni ne crois : tout est occulte.
Notas
- Fernando Pessoa (LD) – A experiência direta...
- Fernando Pessoa – inteligência analógica
- Fernando Pessoa – Parmênides e a eternidade do ser
- Fernando Pessoa – S de serpente
- Fernando Pessoa – Sobre o pensamento grego
- Fernando Pessoa – Soneto I
- Fernando Pessoa – Soneto XIV
- Fernando Pessoa – Soneto XXII
- Guimarães Rosa (GSV) – Deus é urgente sem pressa