De onde elas vêm?
Alguns povos amaram as histórias com uma espécie de paixão, depositando nelas a maior parte de suas verdadeiras preocupações e, consequentemente, de seu saber-viver.
Em primeiro lugar, neste livro, figuram as histórias do budismo zen ou da tradição sufi, pois nesses dois casos a história foi considerada a própria ferramenta do conhecimento. Evidentemente, aqui, as histórias, especialmente concebidas e contadas, visam a um ensinamento em vários níveis. Para tanto, elas (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > estória
estória
Matérias
-
Jean-Claude Carrière – Estórias, origens
2 de julho, por Murilo Cardoso de Castro -
Jean-Claude Carrière – Estórias, contador
2 de julho, por Murilo Cardoso de CastroA única ambição do contador de histórias é parecer necessário. Como um camponês ou um padeiro. Nem mais, nem menos. Pois as histórias que ele conta revelam certos aspectos do espírito que não são perceptíveis de outra forma. Civilizações muito poderosas o colocaram no centro dos cruzamentos, às vezes no centro do próprio palácio, e sua santa padroeira é obviamente uma mulher, a ilustre Sherazade, que jogava uma cabeça em cada relato, que encantava cuidadosamente a noite e se calava, (…)
-
David Loy – o tempo
3 de julho, por Murilo Cardoso de CastroO tempo é meramente uma grade neutra para a narrativa, ou sua estrutura dá significado ao que acontece? A estrutura temporal básica da modernidade tem sido o progresso: o quanto estamos melhorando o mundo. O futuro redimirá o passado, que é um peso a ser superado.
Sociedades pré-modernas geralmente idealizavam o passado, estando mais preocupadas com o quão longe caímos ou podemos cair. Quando a estória é cosmologia, o tempo e o que acontece no tempo não são distinguidos. A Idade de Ouro (…) -
David Loy – o progresso
3 de julho, por Murilo Cardoso de CastroA crença moderna no progresso é uma versão secularizada do apocaliptismo cristão.
Pro-gresso é “caminhar para a frente”... para onde? Pode haver progresso se não soubermos nosso destino?
O progresso pode ter sido bom uma vez, mas já durou demais. Ogden Nash
O crescimento da liberdade é a estória central da estória, segundo Lord Acton, porque representa o plano de Deus para a humanidade. Rastreamos as origens da civilização ocidental até a libertação grega da razão (filosofia) do mito, (…) -
David Loy – Sou feito de estórias?
3 de julho, por Murilo Cardoso de CastroSem estórias não há eu. Ao abandonar todas as estórias durante a meditação samadhi, torno-me nada. O que se pode dizer sobre este nada? Neti, neti—"não isto, não isto." Dizer algo sobre isso dá-lhe um papel em uma estória, mesmo que seja apenas um marcador de lugar como um zero.
Amamos estórias de salvação, por exemplo, a abjeção e redenção de alcoólicos. “Eu estava perdido, mas agora me encontrei.” Quando sou salvo ou nasço de novo ou sou despertado, o que permanece o mesmo? Como eu (…) -
Tieck – Os Elfos
6 de julho, por Murilo Cardoso de Castro—Onde está nossa pequena Maria?
—Está brincando no campo com o filho do nosso vizinho — respondeu a mulher.
—Não vão se perder — disse o pai, preocupado —, são tão atrapalhados.
A mãe deu uma olhada nas crianças e levou o lanche delas para a mesa.
—Que calor! — disse o menino, enquanto a menina se jogava sobre as cerejas vermelhas.
—Cuidado, crianças — disse a mãe —, não vão muito longe de casa nem entrem na floresta; seu pai e eu vamos para o campo.
O jovem André respondeu: (…)
- 1
- 2