Página inicial > Ocidente > René Daumal – Contra-Céu III
René Daumal – Contra-Céu III
(RDCC)
Recue mais ainda para trás de você mesmo e ria: O Não é pronunciado sobre seu riso . O Riso é pronunciado sobre seu NÃO. Negue seu Nome, ria do seu NÃO.
Poderia repetir-lhe isso todo o dia, por anos seguidos, e é muito provável que, mesmo e principalmente se você me diz compreender, não fará a experiência. Aproveite então a oportunidade, no exato instante em que me lê — pois, sim, é a você que me lê nesse exato instante que me dirijo, a você em particular, e pergunte-se seriamente:
"Que sou eu?" Você aprenderá a rir ou a chorar de tudo que acreditava ser você mesmo (seu aspecto físico, sua cinestesia, seu humor , seu caráter, sua profissão, sua posição social, suas inclinações, suas afeições, suas opiniões, suas virtudes , seu talento, seu gênio...). A ironia, isto é, a recusa, é a arma que rompe todos esses casulos. Faça alternar a dúvida metódica com o sarcasmo metódico: assim talvez evite a mumificação intelectual.
Se meu desespero pudesse tocá-lo, persistiria, tocando nesse sentimento , esforçando-me para fazer por alguns segundos com que procedesse a uma reflexão verdadeira.
Ver online : DAUMAL, René. Le Contre-Ciel. Paris: Gallimard, 1955
R. Daumal, Le contre-ciel (1936; ed. completa póstuma 1955; prêmio Jacques Doucet 1935), Gallimard, col. Poésie, 1970.