UN Dieu naît. D’autres meurent. La vérité n’est ni venue ni partie : l’Erreur seule a changé. Nous avons maintenant une autre Éternité, et le meilleur des mondes est bien celui qui fut. Aveugle, la Science laboure une glèbe stérile. Folle, la Foi vit le songe de son culte. Un Dieu nouveau n’est rien qu’une parole. Ne cherche ni ne crois : tout est occulte.
Página inicial > Ditados
Ditados
-
Fernando Pessoa – Natal
28 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Fernando Pessoa – No seu feitio de S...
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroLe Serpent est la compréhension de toutes choses et la compréhension intellectuelle de leur vacuité. Suivant un chemin qui n’est d’aucun ordre ni destination, il s’élève jusqu’à la Hauteur qui en est l’origine et évite les lieux de passage des hommes. La compréhension de tout, la fusion des contraires, la science de l’indifférence entre le bien et le mal, la science de la valeur de l’émotion comme émotion et de la volonté comme volonté, même ironie chez les sages que chez les fous. Dans leur (…)
-
Fernando Pessoa – Na classificação dos sistemas filosóficos...
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroLa conscience transcende l’unité. C’est le point absolu qui « n’existe » que parce que pour que quelque chose existe, il doit exister infiniment en lui. Le point, étant le refus de l’espace est la vie de celui-ci.
Way of the Serpent.
Dans sa forme de S (qui, s’il est considéré comme fermé, est 8, et, couché, également serpentin, Infini), le Serpent comprend deux espaces, qu’il entoure et transcende. (Le premier espace est le monde inférieur, le second le monde supérieur.) Dans une autre (…) -
Tournier (Célébrations) – Albert Dürer. Melancolia I
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroA noção de melancolia contém uma admirável ambivalência. Pois a melancolia, etimologicamente, é a bile negra, um líquido viscoso, amargo e nauseabundo, secretado pelo fígado e acumulado na vesícula biliar, que desempenha um papel na digestão intestinal. Nada menos exaltante. Mas é também um estado de alma que todos os séculos celebraram, da Antiguidade ao Romantismo. E é ainda uma maldição prestigiosa que emana do planeta Saturno, o oposto absoluto de Júpiter. Há na melancolia algo da alma e (…)
-
Tournier (Célébrations) – Geometria do labirinto
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroA mitologia grega nos convida a refletir sobre esse objeto intrigante, ao mesmo tempo atraente e repulsivo: o labirinto. A tradição nos apresenta principalmente dois. O do Egito, situado na entrada do Fayum, foi visitado e descrito por Heródoto. Era um monumento quadrado contendo doze grandes salas precedidas por um pórtico de vinte e sete colunas monolíticas. Além dessas salas, havia três mil câmaras que serviam de sepulturas para reis e crocodilos sagrados. Uma pirâmide colocada em uma das (…)
-
Tournier (Célébrations) – Papai Noel é um Rei Mago?
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroA festa do Natal, tal como se apresenta em nosso imaginário, contém um paradoxo que nasceu da progressão geográfica do cristianismo. Partindo do Oriente mediterrâneo, a nova religião avançou em direção noroeste, alcançando a Grécia, a Itália e depois toda a Europa Ocidental. Paul Valéry perguntava-se qual poderia ser seu futuro em países onde o pão e o vinho são desconhecidos, exceto como produtos exóticos. Pode-se fazer a mesma pergunta sobre o clima e as estações. Lembro-me da estranheza (…)
-
Tournier (Célébrations) – Portar uma criança
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroGuiados pela estrela, os Reis Magos dirigiram-se primeiro à corte de Jerusalém. Imprudentemente, revelaram ao rei Herodes que buscavam o novo rei dos judeus, cujo nascimento lhes fora anunciado. Muito interessado, Herodes lhes disse: "Ide e informai-vos com exatidão sobre a criança, e quando a tiverdes encontrado, avisai-me, para que eu também vá adorá-la." No entanto, mandava afiar as grandes facas do massacre dos Inocentes.
A estrela os conduz a Belém. Tendo encontrado o estábulo natal, (…) -
Tournier (Célébrations) – Anatomia de um anjo
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroEm um de seus últimos textos, Paul Valéry sobrepôs maravilhosamente o mito de Narciso e o mistério dos anjos. Mostra um anjo sentado à beira de uma fonte, olhando-se no espelho d’água. Qual não é sua surpresa! Vê ali um homem em lágrimas, "e se espanta ao extremo de aparecer-se na onda nua essa presa de uma tristeza infinita". Pois um espírito puro não pode conhecer a mágoa, e é preciso ao anjo o artifício de uma fonte para poder derramar lágrimas.
É notável que seja justamente pelo que (…) -
Tournier (Célébrations) – Guilherme de Tell
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroO ato do arqueiro comporta essencialmente dois gestos sucessivos e opostos: puxar e soltar. No primeiro, a flecha recua lentamente. No segundo, ela se lança para frente com a velocidade do relâmpago.
Qual duração deve se intercalar entre o puxar e o soltar? Uma duração ideal, impossível de avaliar em segundos ou frações de segundo. Essa duração não é extensível nem compressível. Isso quer dizer que todo arqueiro está ameaçado por duas aberrações opostas: reduzir essa duração ao instante. (…) -
Tournier (Célébrations) – Desaparecer
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroTodos os anos na França, cerca de duas mil e quinhentas pessoas são reportadas como desaparecidas à polícia. Esse número sempre me fez sonhar. Pode-se admitir que a grande maioria desses supostos desaparecidos simplesmente quis se subtrair a uma esposa, credores, o fisco, enfim, a um meio opressor e restritivo. Para ir aonde? Alguns terão "refeito a vida" acumulando novamente sujeições semelhantes às que quiseram fugir. Quanto tempo levará para seu passado alcançá-los? Quanto mais a (…)