Que horas são?, perguntou Pessoa.
É quase meia-noite, respondeu Álvaro de Campos, a melhor hora para te encontrar, é a hora dos fantasmas.
Por que vieste?, perguntou Pessoa.
Porque se tu vais embora temos algumas coisas a dizer, respondeu Álvaro de Campos, eu não te sobreviverei, partirei contigo, antes de mergulharmos na escuridão temos algumas coisas a dizer.
Pessoa ergueu-se sobre as almofadas, bebeu um gole de água e perguntou: o que fizeste?
Meu caro, respondeu Álvaro de (…)
Página inicial > Ditados
Ditados
-
Tabucchi (Pessoa) - Álvaro de Campos
29 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Antonio Tabucchi – Na ausência de provas
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroHá, de imediato, algo de excessivo na biografia deste português que, com o passar dos anos, corre o risco de se tornar um dos maiores poetas do século XX: algo demasiado excessivo para não despertar desconfiança, ou mesmo alarme, em quem se ponha em seu encalço. É um excesso por defeito; é a total ausência de indícios ou, se se preferir, a evidência transformada em paradigma, o álibi perfeito: algo que faz pensar no esconderijo na ostentação da carta roubada de Poe e que, no caso concreto, (…)
-
Fernando Pessoa - Da Lei da Natureza
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroDe la Loi de Nature, représentée par Hiram on passe à la Loi humaine,
Da Lei da Natureza, representada por Hiram, passa-se à Lei humana, representada por Christian Rosencreutz, e depois à Lei de Deus, representada por Jesus. A elevação ritual do candidato marca a primeira passagem, e o instinto é a palavra que perdeu. A abertura do túmulo de C[hristian] R[osenkreutz] marca a segunda passagem: ao ver o livro T, que o Segundo Mestre pressiona contra o peito, encontra-se finalmente a (…) -
Fernando Pessoa - exibicionismo
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroJean Seul – Capítulo I
Dizer que existe uma perversão sexual chamada exibicionismo não é novidade para ninguém. Hoje em dia lê-se muito sobre perversões sexuais, não porque sejam doenças, mas [simplesmente] porque são perversões sexuais. Espero portanto apenas surpreender algumas pessoas jovens com menos de 9 anos com esta declaração inicial.
Dizer, continuando, que esta perversão consiste na necessidade de expor os órgãos sexuais [-esses órgãos genitais que... -] tem pouca (…) -
Fernando Pessoa – Tratado da Negação
29 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Fernando Pessoa – O fato suprema e gravemente sério
29 de junho, por Murilo Cardoso de Castro1. Le fait suprêmement sérieux et important…
1. O fato suprema e gravemente sério não é — percebe-se bem — os exibicionismos das pobres mulheres de que se tratou. O que choca, embora não surpreenda, é o fato de que esses exibicionismos têm um público — não um público particular, limitado, mas um verdadeiro público, digno desse nome. Neles, os casos de exibicionismo que estudamos não passam de casos de exibicionismo [embora complicados por histerismo] como tantos outros estudados nos livros (…) -
Fernando Pessoa: Cesse teu corpo...
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroTu ne dors pas sous les cyprès car il n’est de sommeil en ce monde... Le corps est l’ombre des vêtements qui dissimulent ton être profond.
Vient cette nuit qu’est la mort, et l’ombre s’achève sans avoir été. Tu vas dans la nuit, simple silhouette, Égal à toi contre ton gré.
Mais à l’Hôtellerie de l’Épouvante les Anges t’arrachent ton manteau. Tu poursuis sans manteau sur l’épaule avec le peu qui te protège.
Lors les Archanges du Chemin te dépouillent et te laissent nu. Tu n’as plus ni (…) -
Fernando Pessoa: Há erros...
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroIl existe de nombreuses Kabbales, et il est difficile de croire que nous ne puissions parvenir à l’union avec Dieu, quoi que cela puisse signifier, si nous ne connaissons pas l’alphabet hébreu.
Il y a des Erreurs de Chemin, des Erreurs d’Auberge et des Erreurs de Caverne. Ce sont des erreurs de chemin où le chemin lui-même est pris pour son but. Ce sont des erreurs de l’auberge où la moitié du chemin est prise pour tout le chemin. Ce sont des erreurs de la Grotte où la grotte, qui est à la (…) -
Fernando Pessoa - Considerar tudo como acidente de uma ilusão irracional
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroWay of the Serpent.
Considerar todas as coisas como accidentes de uma illusão irracional, embora cada uma se apresente racional para si mesma — nisto reside o principio da sabedoria. Mas este principio da sabedoria não é mais que metade do entendimento das mesmas coisas. A outra parte do entendimento consiste no conhecimento d’essas coisas, na participação intima d’ellas. Temos que viver intimamente aquillo que repudiamos. Nada custa a quem não é capaz de sentir o Christianismo o repudiar (…) -
Fernando Pessoa – Acontecimentos são homens
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroLes événements sont des hommes. Les circonstances sont les gens. Une bataille, un dîner, un regard, un baiser - chacune de ces choses, parce que c’est une chose, c’est un être, une personne d’une certaine manière de chair et de sang.
Nous les hommes ne sommes que des événements, lents par rapport aux autres, constitués de cellules, et chaque cellule est un événement parmi les éléments qui la composent... et donc à l’infini à l’intérieur.
Tout est séparé et tout est un. Tous les (…)