Alguns pensadores quiseram fazer mais, e introduzir nas palavras que legaram à humanidade incitações mais diretas a pensar realmente, isto é, a fazer, em toda a força desse termo ridiculamente gasto, ato de presença. Eles quiseram evitar que se tomassem suas palavras pela verdade mesma; e, além disso, quiseram impedir que se tomassem suas falas como uma obra de arte e nada mais. Há algo terrivelmente dramático — para quem já tentou falar seu pensamento — no esforço de um Platão, que empregou (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > filosofia
filosofia
Matérias
-
René Daumal – Imagens de Sócrates e de todo mundo
30 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
René Daumal – Fim particular da Filosofia geral
30 de junho, por Murilo Cardoso de CastroO próprio nome da filosofia indica que ela não é um fim em si mesma. Sócrates, com seu bom senso incisivo, dizia que o filósofo não pode possuir a sabedoria, pois "filósofo" significa aquele que ama ou busca a sabedoria.
Hoje, com a filosofia dividida em ramos, as diversas disciplinas que a compõem mantêm esse caráter de não serem fins em si mesmas. A Lógica só se torna fértil ao se chocar com os ilogismos — ou pelo menos com o irredutível — da existência real; o princípio de identidade, (…) -
Machado de Assis – O sermão do diabo
27 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Machado de Assis – Ideias de canário
27 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Machado de Assis – A Igreja do Diabo
27 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Machado de Assis – História Comum
27 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
René Daumal – Recarregadores de palavras
30 de junho, por Murilo Cardoso de CastroHá uma outra realidade social, muito durável e comum a muitos indivíduos, que pode servir de suporte a um ensino mais que verbal: é a própria imagética da linguagem, distinta de sua função puramente lógica. A ciência e a lógica, para seus fins próprios, precisam esvaziar as palavras o máximo possível de seu conteúdo motor ou afetivo, e de seu sentido metafórico; é claro que quando falamos, em geometria, de um "triângulo inscrito em um círculo", é melhor não pensarmos na imagem de uma "tripla (…)
-
Machado de Assis – Evolução
27 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Machado de Assis – Filosofia de um par de botas
27 de junho, por Murilo Cardoso de CastroUma destas tardes, como eu acabasse de jantar, e muito, lembrou-me dar um passeio à Praia de Santa Luzia, cuja solidão é propícia a todo homem que ama digerir em paz. Ali fui, e com tal fortuna que achei uma pedra lisa para me sentar, e nenhum fôlego vivo nem morto. — Nem morto, felizmente. Sentei-me, alonguei os olhos, espreguicei a alma, respirei à larga, e disse ao estômago: — Digere a teu gosto, meu velho companheiro. Deus nobis haec otia fecit.
Digeria o estômago, enquanto o cérebro (…) -
Machado de Assis – O Sainete
27 de junho, por Murilo Cardoso de Castro