A literatura antiga nos propõe vários exemplos característicos deste processo de corrupção das elites, que chamou ainda mais a sua atenção por tocar no princípio de hierarquia próprio às sociedades de tipo tradicional.
Citemos em primeiro lugar este esquema “mito-histórico” que se chama o ciclo das quatro idades e que corresponde precisamente ao fenômeno de involução que nos ocupa. Tudo se passa como se a instauração de um novo ciclo (idade de ouro) coincidisse com o aparecimento de uma (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > história
história
Matérias
-
Dauge (Virgile) – etapas históricas de corrupção das elites
29 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
O’Flaherty – Mito e História
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroIsso nos leva à relação entre mito e história. Minhas ideias sobre isso mudaram em grande parte como resultado da escrita sobre os usos políticos do mito ao longo da história indiana em The Hindus: An Alternative History. E ao mesmo tempo em que eu me aproximava da história, a história se aproximava de mim, à medida que os insights de historiadores pós-modernistas (Collingwood, Hayden White) exerciam uma influência cada vez mais difundida no estudo do mito. (As ideias geralmente chegam aos (…)
-
Guimarães Rosa (Tutaméia) – a estória não quer ser história
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroA estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a História. A estória, às vezes, quer-se um pouco parecida à anedota.
A anedota, pela etimologia e para a finalidade, requer fechado ineditismo. Uma anedota é como um fósforo: riscado, deflagrada, foi-se a serventia. Mas sirva talvez ainda a outro emprego a já usada, qual mão de indução ou por exemplo instrumento de análise, nos tratos da poesia e da transcendência. Nem será sem razão que a palavra “graça” guarde (…)