II Pico em 1488
Quando, na primavera de 1488, Carlos VIII devolve a liberdade ao prisioneiro da Sorbonne e o entrega à proteção de Lourenço de Médici, solicitando do papa uma graça que tardará a vir, Pico tem vinte e cinco anos. Está no meio de sua carreira, ainda tem seis anos de vida. Seu período feliz passou: o afresco de Cosimo Rosselli em Santo Ambrósio de Florença que o representava em 1486, com sua nobre cabeça loira, seu olhar perdido na contemplação, é o último testemunho de sua (…)
Página inicial > Palavras-chave > Autores e Obras > Pico della Mirandola
Pico della Mirandola
Jean Pic de la Mirandole (Giovanni Pico della Mirandola) (1463-1494)
Matérias
-
Chastel: Pico della Mirandola e O HEPTAPLUS (2)
10 de julho, por Murilo Cardoso de Castro -
Chastel: Pico della Mirandola e O HEPTAPLUS (3)
10 de julho, por Murilo Cardoso de CastroIII A DOUTRINA DO « HEPTAPLUS »
A cosmogonia platônica é exposta no Timeu, a criação do mundo segundo o relato mosaico lê-se no primeiro capítulo do Gênesis. Desde dez séculos, os Padres gregos e santo Agostinho, depois os platônicos de Chartres no século XII, esforçaram-se por confrontar as duas obras e harmonizá-las o melhor possível. Não é mais a empresa de Pico; ele não faz um comentário literal ou mesmo alegórico do relato bíblico, e disso se defende expressamente; tem os meios de (…) -
Chastel: Pico della Mirandola e O HEPTAPLUS (1)
10 de julho, por Murilo Cardoso de CastroSe Giovanni Pico della Mirandola foi descrito por seus contemporâneos deslumbrados como o "príncipe dos filósofos", é porque trazia à especulação uma paixão excepcional, um entusiasmo provocado pela fascinação do mistério universal, cuja prova mais manifesta é talvez esse estranho Heptaplus, raramente estudado até agora, e que hoje está acessível numa edição prática e segura .
I - « O DISCURSO SOBRE A DIGNIDADE DO HOMEM » E A « APOLOGIA » (1486)
O único texto famoso de Pico, aquele que (…)