Christo, que, na dispensação material é um deus christão, e na dispensação magica um deus, é, na dispensação divina, Deus. Na primeira ordem podem ser-lhe dirigidas orações, que terão ou não effeito segundo as regras magicas d’essas operações da fé. Na segunda ordem podem ser-lhe feitas invocações, como a Osiris, que é o mesmo deus, e o effeito derivar-se-ha da perfeição do incantamento e do rito. Na terceira ordem não poderão ser-lhe dirigidas orações nem invocações; o processo de união com (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > iniciação
iniciação
Matérias
-
Fernando Pessoa – Cristo
28 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
Fernando Pessoa – Subsolo
28 de junho, por Murilo Cardoso de CastroOs Evangelhos são somente dramatizações — ou, em outras palavras, christianizações — da tragédia de Lydda. São rituaes dramáticos, e os trez primeiros evangelhos — os chamados synopticos — são primeiras redacções: só no Quarto Evangelho está acabada a dramatização, e postos os sellos mágicos. Porisso, para o Catholico verdadeiro, são dispensáveis os outros Evangelhos. Quanto ao Velho Testamento, não é para elle mais que litteratura hebraica, que pode ler como homem, mas não acceitar como (…)
-
Pessoa: Átrio
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroExcertos do espólio de Fernando Pessoa contido no livro «Fernando Pessoa e a filosofia hermética», org. por Yvette Centeno.
FM (Atr).
Sentido moral: regra de vida; dever de se conservar fiel ao que se jurou, etc.
Sentido histórico: A abolição da Ordem do Templo Consequências.
Sentido filosófico: o que sucede a todos os Exemplares.
Sentido religioso: a unidade de todas as religiões na figuração igual do Deus sacrificado e ressurrecto (em outro aspecto, e em nós)?
Sentido místico: (…) -
Dauge (Virgile) – O problema da degeneração e reconstituição das elites
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroEste problema é um elemento essencial do que se pode chamar de antropologia criacional, na medida em que diz respeito à dinâmica das sociedades e civilizações.
Sobre o papel necessário dos grandes homens e das elites na criação, desenvolvimento, manutenção ou transformação de toda comunidade importante de vida e cultura, os testemunhos são abundantes: os da experiência, os dos filósofos da história, os dos pensadores e poetas. Deixando os primeiros à apreciação do leitor, mencionemos entre (…) -
Fernando Pessoa – No túmulo de Christian Rosenkreuz
29 de junho, por Murilo Cardoso de CastroI Quando, despertos deste sono, a vida, Soubermos o que somos, e o que foi Essa queda até Corpo, essa descida Até à Noite que nos a Alma obstrui, Conheceremos pois toda a escondida Verdade do que é tudo que há ou flui? Não: nem na Alma livre é conhecida... Nem Deus, que nos criou, em Si a inclui. Deus é o Homem de outro Deus maior: Adam Supremo, também teve Queda; Também, como foi nosso Criador, Foi criado, e a Verdade lhe morre... De além o Abismo, Siprito Seu Lha veda; Aquém não a há (…)
- 1
- 2