Seria, portanto, uma montanha subterrânea? Algumas lendas, que se ouve contar sobretudo na Mongólia e no Tibete, aludem a um mundo subterrâneo, morada do "Rei do Mundo", e onde, como uma semente imperecível, se conserva a sabedoria tradicional. Mas esta morada não responde à segunda condição de existência do Monte Análogo; não poderia oferecer um meio biológico suficientemente próximo do nosso meio biológico ordinário; e mesmo se este mundo subterrâneo existe, é provável que se encontre (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > montanha
montanha
Matérias
-
René Daumal – O Monte Análogo (1)
30 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
René Daumal – O Monte Análogo (2)
30 de junho, por Murilo Cardoso de CastroA noite se adensava ainda ao nosso redor, no sopé dos pinheiros cujas copas traçavam sua alta escrita no céu já de pérola; depois, baixas entre os troncos, rubores se acenderam, e vários de nós viram se abrir no céu o azul lavado dos olhos de suas avós. Pouco a pouco, a gama dos verdes saía do preto, e às vezes uma faia refrescava com seu perfume o odor da resina, e realçava o dos cogumelos. Com vozes de matraca, ou de fonte, ou de prata, ou de flauta, os pássaros trocavam seus pequenos (…)
-
René Daumal – Monte Análogo?
30 de junho, por Murilo Cardoso de Castro“Senhor, li vosso artigo sobre o Monte Análogo. Eu acreditava ser o único, até agora, a estar convencido de sua existência. Hoje, somos dois, amanhã seremos dez, mais talvez, e poderemos tentar a expedição. E necessário que entremos em contato o mais rapidamente possível.Telefone-me assim que possível num dos números abaixo. Eu vos aguardo.
Pierre Sogol , passagem dos Patriarcas, 37 — Paris”.
[Seguiam cinco ou seis números de telefone onde eu poderia encontrá-lo em diferentes horários do (…)