Quero lembrar aqui, para esclarecer o que disse acima sobre as especulações hindus, como essa viagem humana era não só concebida mas organizada e institucionalizada socialmente na velha civilização da Índia.
O fundamento dessa civilização é o Veda. A base do Veda, é um conjunto de hinos que passam por extremamente obscuros; a verdade é que é nosso espírito que se obscurece diante de sua simplicidade essencial: nos deixamos deslumbrar pela riqueza inaudita das metáforas, e perdemos de vista (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > discurso
discurso
Matérias
-
René Daumal – O valor do discurso em um saber tradicional
30 de junho, por Murilo Cardoso de Castro -
René Daumal – Os paraísos artificiais (2.17)
1º de julho, por Murilo Cardoso de CastroOs Fabricantes de discursos inúteis formam três clãs principais, o dos Pwatts, o dos Ruminssiés e o dos Iiirittiks. Traduzidos para o português, esses nomes significam respectivamente: “mentirosos em cadência”, “mercadores de fantasmas” e “catadores de migalhas”.
Os Pwatts se dizem descendentes dos bardos, aedos e trovadores de outrora. “Mas,” explicou-me um deles, um homem grande, lunar, agitado e desgrenhado, que encontramos sentado à mesa em uma leiteria, “por maior respeito que (…)