Geralmente considera-se que o conto de Tieck Amor e Magia (Liebeszauber) ilustra o tema da crueldade da vida humana. Sua frase final: "A casa inteira estava agora mergulhada em dor, luto e terror" parece, de fato, trazer a única "conclusão" possível, após a série de eventos que acabou de ser descrita. Mas sua própria brevidade deve levar a questionar o que Tieck realmente quis expressar nesse estranho relato e se o efeito produzido não é bastante diferente das intenções profundas do escritor (…)
Página inicial > Palavras-chave > Autores e Obras > Tieck
Tieck
Ludwig Tieck (1773-1853)
Matérias
-
Jean Richer (Tieck) – Os sete princípios em "Amor e Magia"
6 de julho, por Murilo Cardoso de Castro -
Jean Richer (Tieck) – "Amor e Magia"
6 de julho, por Murilo Cardoso de CastroTodo o início da narrativa nos apresenta o confronto de dois temperamentos, que também são forças planetárias: Emile — cujo nome significa emulação, desejo de excelência, de superar a si mesmo, representa o princípio saturnino da melancolia, em relação com a cor negra, o chumbo e o sal alquímico.
A esse respeito, Tieck multiplica indicações precisas, de maneira tão enfática que beira a pesadez:
"Emile, jovem rico de temperamento irritável e melancólico..."
Antes de empreender uma (…) -
Hermann Hesse – Ludwig Tieck
6 de julho, por Murilo Cardoso de CastroSe eu fosse astrólogo, a primeira coisa que faria para poder dizer algo sobre um escritor seria estudar seu horóscopo. E apostaria que o horóscopo de Ludwig Tieck é um desses vacilantes, duvidosos, imprecisos e que se neutralizam em si mesmos, um desses em que qualquer constelação boa corresponde a outra má, em que cada linha marcada está cruzada e corrigida por outra. Existem horóscopos assim e, deixando a astrologia de lado, existem também muitos caracteres e destinos assim, que parecem (…)
Notas
- Safranski (Romantismo) – "O jovem mestre de marcenaria" de Tieck
- Safranski (Romantismo) – atração pelo segredo em Tieck
- Safranski (Romantismo) – estado de inconsciência em Tieck
- Safranski (Romantismo) – Lovell de Tieck
- Safranski (Romantismo) – medo do tédio em Tieck
- Safranski (Romantismo) – Sternbald de Tieck
- Tieck – a queda dos anjos