A. - A Crise de 1841. Uma carta inédita. As origens familiares
« É a alucinação que domina nesse caráter, sua loucura só existe relativamente aos outros; ele tem em si mesmo, e deduz logicamente em seu pensamento, a razão de tudo o que faz. » Gérard de Nerval, Les acteurs ingleses em Paris. Hamlet. (L’Artiste, dezembro de 1844.)
A primeira crise nervosa de Gérard eclodiu em fevereiro de 1841. Primeiro hospitalizado na clínica da rua Picpus, após uma recaída, entrou em 21 de março na (…)
Página inicial > Palavras-chave > Autores e Obras > Nerval
Nerval
Gérard de Nerval (1808-1855)
Matérias
-
Jean Richer – Fontes desconhecidas de Gérard de Nerval (1)
7 de julho, por Murilo Cardoso de Castro -
Jean Richer – Fontes desconhecidas de Gérard de Nerval (2)
7 de julho, por Murilo Cardoso de CastroB. - As origens dos povos
Nerval se entusiasma pelo estudo do brasão e pelas origens míticas das raças e línguas, enriquecendo e adornando a história por meio da lenda. Permaneceu nas teorias do abade Erithème sobre a origem troiana dos franceses, enquanto um Fréret, por exemplo, declarava em sua dissertação De l’origine des Français et de leur établissement dans la Gaule :
Não se duvida mais hoje que os franceses sejam originários da Germânia, e a opinião que os faz descendentes dos (…) -
Jean Richer – Fontes desconhecidas de Gérard de Nerval (3)
7 de julho, por Murilo Cardoso de CastroSimbólica e Cabala. Maçonaria e Aritmosofia
As fontes de informação de Nerval sobre as doutrinas esotéricas são tratados de ocultismo e romances fantásticos mais do que obras de erudição pura.
Uma biblioteca de ocultismo está na origem de muitos capítulos de Viagem ao Oriente e Os Iluminados, de quase toda Aurélia e mesmo dos sonetos Les Chimères.
Nerval buscou sua inspiração principalmente nas obras de Kircher e Court de Gébelin sobre Simbólica e Cabala, e no livro do abade Terrasson (…) -
Jean Richer – Fontes desconhecidas de Gérard de Nerval (4)
7 de julho, por Murilo Cardoso de CastroPour préciser la nature et l’étendue des emprunts que Gérard de Nerval a faits à l’abbé Terrasson, nous placerons en lecture parallèle des extraits correspondants du Voyage en Orient (texte de l’édition H. Clouard, le Divan, 1927) et de Sethos (Edition en deux volumes, 1767, livre III).
"Voici quelques passages relatifs aux épreuves élémentaires : Sethos (livre III)Voyage en Orient Ch. : « La plate-forme » P. 141 : Ils rencontraient enfin dans le mur, à droite, ou du’côté du Midi, une (…)