Il y a tout d’abord l’âme, identifiée à Aphrodite (9, 30-33), plus exactement à Aphrodite et à Héra, parce qu’elle est à la fois l’épouse (9, 30) et la fille (9, 30) de l’Esprit, entendons bien de l’Esprit de l’âme du monde, c’est-à-dire de Zeus. Elle est remplie des logoi, c’est-à-dire de ce qui s’écoule de l’Esprit dans l’âme (il est possible, comme nous l’avons dit dans l’Introduction p. 72, qu’il y ait ici une métaphore sexuelle et un souvenir des logoi qui s’écoulent de Zeus à Héra, (…)
Página inicial > Mitos, Lendas, Fábulas
Mitos, Lendas, Fábulas
-
Elementos míticos ao redor da alma – Afrodite (Hadot)
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de Castro -
Schelling (PM:262-263) – demiurgo
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroLa deuxième figure sous laquelle apparaît le Dieu unique est le Dieu au moment de l’expansion, de la séparation (Auseinanderhalten), de la tension des puissances, le Dieu dans son déploiement démiurgique, où il maintient la tension des puissances en même temps que (leur) unité. Ce second des dieux intelligibles est, dans le système égyptien, Ptah (Phthas chez les Grecs, mais ce n’est là que la désinence grecque, comme on le voit dans la transcription grecque de ce nom sur la pierre de (…)
-
Schelling (PM:102-105) – essência original do homem
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de Castrodestque
A essência originária do homem é (ser) senhor de si mesmo = A, não o simples A, mas é o A que tem B em si mesmo, reconhecidamente apenas como matéria e, portanto, como potência, mas ao mesmo tempo como possibilidade de ser-outro, de não-ser-A. Neste A que (contém) B em si mesmo como poder, A é o que é produzido, criado, A é o homem no sentido próprio (B é mais antigo do que o homem, é o princípio sedutor, e é também por isso que é mais poderoso do que o homem). Para este A, (…) -
Ucciani (Plotin:186-189) – Genealogia de Afrodite
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroEmbrouillaminis familiaux ; incestes divins : l’origine, c’est ça et pour peu que l’on soit double ! Se repérer en ces débuts, « en ces matières élevées » (Platon, Cratyle, 396c) n’est pas si simple ; tentons de tracer repère. On nous dit qu’au départ il y a Chaos, d’où se dégage Gea, tandis que se développe au-dessus d’eux Ananke ou Destin. De l’union de Chaos et de Gea naissent les Titans et les Titanides dont Ouranos, Kronos et Rhea. Ouranos s’unira à sa propre mère et dévorera, sur ordre (…)
-
Do Mito à Razão
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroNada melhor do que um clássico texto de Jean-Pierre Vernant para introduzir esta seção.
A formação do pensamento positivo na Grécia arcaica
O pensamento racional tem um registro civil: conhece-se a sua data e o seu lugar de nascimento. Foi no século VI antes da nossa era, nas cidades gregas da Ásia Menor, que surgiu uma forma de reflexão nova, inteiramente positiva, sobre a natureza. Burnet exprime a opinião corrente quando observa a este propósito: "Os filósofos jônios abriram o caminho (…) -
Do Mito à Razão (II): O Sábio
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de Castro(Vernant1990)
Nos alvores da história intelectual da Grécia, entrevê-se toda uma linhagem de personalidades estranhas para as quais Rohde chamou a atenção. Estas figuras, semilendárias, que pertencem à classe dos videntes estáticos e dos magos purificadores, encarnam o modelo mais antigo do "Sábio". Alguns acham-se estreitamente associados à lenda de Pitágoras, fundador da primeira seita filosófica. O seu gênero de vida, a sua investigação, a sua superioridade espiritual, colocam-nos à (…) -
Rompimento da Unidade Primordial
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroCONCLUSÕES RESUMIDAS DE STAUDACHER, DIE TRENNUNG VON HIMMEL UND ERDE, TÜBINGEN, 1942 (HC, § 21)
O mito da separação das duas grandes regiões cósmicas é universal: Staudacher (1942) descreveu as variantes disseminadas pelo mundo inteiro — tribos africanas, Egito Antigo, Grécia Moderna, literatura babilônica e judaica, Hurritas e Fenícios, na índia, Sibéria, Ásia Oriental, Indonésia, Melanésia, Austrália, Nova Zelândia, Polinésia e no continente americano. A todos os mitos de separação é (…) -
Céu e Terra, uma forma só
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroEURÍPIDES, FRG. 484 (NAUCK)
O mito não é meu, vem de minha mãe:
Céu e Ter a eram uma forma só.
De vez que separados foram em dois,
Geraram todas as coisas e as deram à luz:
Árvores, pássaros, animais da terra, aqueles que o mar sustenta,
E a estirpe dos mortais... -
Antes do Céu e da Terra
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroENUMA ELISH (INÍCIO)
Quando em cima o céu ainda não fora nomeado,
Em baixo a terra firme ainda não tinha nome,
Nada (havia) senão o primordial Apsu, que a todos procriou,
E Mummu-Tiamat, que a todos gerou,
Suas águas misturando em um corpo só. -
Versões do Mito de Hesíodo
19 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroEm uma primeira versão, a narrativa descreve as aventuras de personagens divinas: Zeus luta pela soberania contra Tifão, dragão de mil vozes, força de confusão e de desordem. Zeus mata o monstro, cujo cadáver dá nascimento aos ventos que sopram no espaço separando o céu e a terra. Depois, incitado pelos deuses a tomar o poder e o trono dos imortais, Zeus reparte entre eles as "honras". Sob esta forma, o mito está ainda muito próximo do drama ritual de que ele é a ilustração, e de que se (…)