Jerônimo Bosch — A CARROÇA DE FENO
VIDE: Pecado Original
O PECADO ORIGINAL
A portinhola esquerda deste quadro está reservada ao espaço celeste visto desde o plano de fundo até o plano frontal, quer dizer do alto, Reino dos Céus, para baixo, nossa Terra, o todo se desenrolando como a Encarnação. Deus o Pai cria a princípio o homem em um lugar próximo do céu. Em seguida, em um lugar nitidamente separado por alguns arbustos, se revê o ato da tentação presidido por Lúcifer que tomou a forma (…)
Página inicial > Artes Gráficas
Artes Gráficas
-
Bosch Pecado Original
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de Castro -
Dürer: Melancolia
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroExcertos de Serge Hutin, "Tradição Alquímica"
O pequeno sinal que se insere, no cartão, entre a palavra Melencolia e o I é formado de duas espirais opostas pelo eixo vertical e reunidas por um losango curvilíneo, marcado, por sua vez, por um ponto central. Não seria, acaso, lícito ver na reunião — por certo proposital — desses detalhes, o símbolo particular de uma das fraternidades iniciáticas às quais pertencia o artista?
Por outro lado, a filiação de Dürer aos Maçons Operativos está (…) -
Panofsky: Dürer - Morte de Orfeu
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroUm desenho também datado de 1494 e de caráter igualmente mantegnesco representa a Morte de Orfeu de acordo com a versão ovidiana. Mostra como o grande cantor foi morto pelas mulheres da Trácia por ter introduzido em sua terra o vício da pederastia. Ilustrações anteriores desse incidente na arte do norte retratam a punição e o pecado (que Dürer apenas indicou por meio de uma inscrição direta). Mas enquanto uma imagem como a xilogravura da Ovide Moralise de Colard Mansion de 1484 nos parece (…)
-
Panofsky Dürer
23 de julho de 2024, por Murilo Cardoso de CastroERWIN PANOFSKY — SATURNO E MELANCOLIA
VIDE: DÜRER
A Melancolia em Conrad Celtes. A gravura de Dürer para os Quattuor Libri amorum de Celtes. A doutrina dos temperamentos nos escritos de Dürer
A gravura Melancholia IO pano de fundo histórico de Melancholia IMotivos tradicionaisA Bolsa e as ChavesO motivo da Cabeça inclinadaO Punho cerrado e a Face sombriaAs imagens tradicionais na composição da gravuraIlustrações da doençaOs ciclos ilustrados dos Quatro TemperamentosFiguras descritivas (…) -
ANDRÉ CHASTEL: Cités idéales
19 de novembro de 2022, por Murilo Cardoso de CastroUtilisant les découvertes des maîtres de la perspective, les marqueteurs italiens du XVe siècle créèrent un étonnant miroir de l’architecture du temps.
La marqueterie italienne a développé au XVe siècle un type de paysage urbain et d’architecture pure qui (comme pour la nature morte) a toujours accompagné et parfois devancé la peinture. L’intarsia a tiré parti des trouvailles des maîtres avec une décision qui dégage les aspects les plus séduisants de leur poétique abstraite. Le grand (…)